A inacreditável história de Sixto Rodriguez

Imagine que, no auge da sua criatividade,  grava dois álbuns de excelente qualidade musical, que, no entanto, acabam por se revelar autênticos ‘flops’ comerciais. Até aqui, nada de especial: a indústria musical está repleta de casos idênticos.

E se, por causa deste falhanço comercial, fosse despedido da sua editora e passasse o resto da vida a trabalhar em construção civil, para, quarenta anos depois, descobrir que o seu trabalho era venerado num país distante, noutro continente, e que muitos milhares de álbuns tivessem sido vendidos sem que tivesse visto sequer uma migalha de todo o dinheiro gerado. Perante este cenário, se lhe perguntassem como se sentia por saber que a sua vida podia ser muito melhor, qual seria a sua resposta?

A de Sixto Rodriguez foi tão inacreditável, mas tão verdadeira quanto a sua história: “Não sei se seria uma vida melhor”.

“Searching for Sugar Man” é um documentário – premiado com um óscar – que conta a história deste músico norte-americano que, sem saber, se tornou uma figura mítica na África do Sul, graças a uma cassete pirata que se “multiplicou”.

É claro que este pode ser só mais um dos inúmeros mitos que envolvem Rodriguez, que muitos julgavam estar morto, existindo mesmo relatos de ter cometido suicídio em palco, com um tiro na cabeça ou incendiando-se.

“Searching for Sugar Man” é a história de dois homens que decidiram investigar mais a fundo o que teria, de facto, acontecido a este músico, e acabaram por ter a resposta mais inesperada: Rodriguez está vivo e não sabe que é uma estrela.

Sixto Rodriguez é um músico extraordinário. Mas, acima de tudo, é um ser humano fantástico, e a sua história merece ser contada. Um filme altamente recomendado.

Artigo publicado em Meia de Rock e no jornal Açoriano Oriental

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s